Português

Muffins de Fubá Simples

Simple Corn Muffins

Eu adoro muffins!!! Gosto de todos os sabores, mas esses muffins de fubá são meus favoritos. Gosto de fazê-los pois assam super rápido (geralmente a metade do tempo de um bolo) são fáceis de levar para o lanche no trabalho ou na escola, ou seja, são super práticos.

Bom, a primeira vez que fiz esses muffins de fubá, o cheiro na cozinha quando eles estavam assando, me fez lembrar da minha infância. Minha mãe sempre fazia bolo de fubá à tarde para tomarmos nosso “lanchinho”, como diziam minhas irmãs e eu.

Nossa!!! É incrível como certos cheiros ficam guardados em nossa memória. E basta algo semelhante para que tudo venha novamente em nossos pensamentos. Eu me lembro de estar brincando com minhas irmãs, e assim que sentíamos o cheirinho de bolo de fubá, ficávamos super ansiosas para a hora do lanchinho chegar logo 😊.

Ah, eu também tenho aqui no blog, uma receita muito fácil de bolo de fubá, click aqui: https://fabirecipes.wordpress.com/2016/04/05/bolo-de-fuba-fofinho/

Mas voltando aos muffins rsrs, eles são tão simples e são feitos com ingredientes que geralmente temos no nosso dia a dia. Nada em especial. E o resultado é maravilhoso!!! Confira a receita e passo a passo abaixo!

Espero que vocês gostem!

Beijos

Fabi 😘

Ingredientes: 

1 1/2 xícara (180 gramas) farinha de trigo com fermento

1/2 xícara (60 gramas) fubá

3/4 xícara (150 gramas) açúcar

1 ovo grande

3/4 xícara (180 ml) leite talhado ou coalhada comprada em copinhos

*se vc não encontrar coalhada, veja minha dica de leite talhado

1/3 xícara (80 ml) óleo de canola ou óleo vegetal

Pitada de sal

*Leite talhado: coloque 180 ml de leite fresco (não utilize leite longa vida) em uma xícara. Adicione 1 colher de sopa de vinagre branco. Leve ao microondas por 20 segundos somente. Pronto! Vc tem o leite talhado!

Preparo: 

  • Preaqueça o forno a 180oC.
  • Coloque 12 forminhas de papel em uma forma para muffins.
  • Em uma tigela grande coloque o ovo e misture levemente com um batedor de ovos ou com um garfo.

image1

  • Coloque o leite talhado, óleo, sal e açúcar. Misture bem utilizando um batedor de ovos.
  • Adicione a farinha de trigo (peneirada) e acrescente o fubá. Misture levemente com uma colher de pau. Não bata a massa, como massa de bolo.
  • Somente misture com a colher.  Ficará uma massa grossa. Mas é assim mesmo. Bater por muito tempo a massa os muffins não ficam fofinhos e não crescem.

fullsizerender

  • Coloque a massa nas forminhas, enchendo um pouco mais da metade da capacidade, pois eles crescem bastante.
  • Polvilhe açúcar cristal antes de assar, se preferir uma casquinha crocante.

img_8329

 

  • Asse por 20-22 minutos ou até dourarem e colocando um palito este saia seco.

Simple Corn Muffins

**Eu sempre experimento um logo que saiu do forno, rsrsrs.😋.

corn-muffins4-copy

** Deixe esfriar por 5 minutos na forma. Remova os muffins e sirva-os morno acompanhando de café fresquinho. Tenho certeza que você irá adorar!!!

Simple Corn Muffins

**Olhe bem de pertinho a casquinha crocante!!!

Muffins de fubá

*Se você fizer esta receita, por favor não se esqueça de compartilhar suas fotos comigo no Instagram, tagging @fabi_recipes. Eu adoro ver as fotos de vocês ☺.

Muffins de Fubá Simples

  • Servings: 12 muffins
  • Time: 40 minutos
  • Print

Simple Corn Muffins

Ingredientes: 

  • 1 1/2 xícara (180 gramas) farinha de trigo com fermento
  • 1/2 xícara (60 gramas) fubá
  • 3/4 xícara (150 gramas) açúcar
  • 1 ovo grande
  • 3/4 xícara (180 ml) leite talhando ou coalhada comprada em copinhos. *Se vc não encontra coalhada, veja minha dica de leite talhado.
  • 1/3 xícara (80 ml) óleo de canola ou óleo vegetal
  • Pitada de sal

Preparo: 

  1. Preaqueça o forno a 180oC.
  2. Coloque 12 forminhas de papel em uma forma para muffins.
  3. Em uma tigela grande coloque o ovo e misture levemente com um batedor de ovos ou com um garfo.
  4. Coloque o leite talhado, óleo, sal e açúcar. Misture bem utilizando um batedor de ovos.
  5. Adicione a farinha de trigo peneirada e acrescente o fubá. Misture levemente com uma colher de pau. Não bata a massa, como massa de bolo. Somente misture.  Ficará uma massa grossa. Mas é assim mesmo. Bater por muito tempo a massa os muffins não ficam fofinhos e não crescem bem.
  6. Coloque a massa nas forminhas, enchendo somente 3/4 da capacidade. Pois eles crescem bastante.
  7. Polvilhe açúcar cristal antes de assar, se preferir uma casquinha crocante.
  8. Asse por 20-22 minutos ou até dourarem e colocando um palito este sair seco.
  9. Deixe esfriar por 5 minutos na forma. Remova os muffins e sirva-os morno acompanhando de café fresquinho.

Fica uma delícia. Super macios e fofinhos!

*Leite talhado: coloque 180 ml de leite fresco (não utilize leite longa vida) em uma xícara. Adicione 1 colher de sopa de vinagre branco. Leve ao microondas por 20 segundos somente. Pronto! Vc tem o leite talhando!

https://wordpress.com/post/fabirecipes.wordpress.com/12177

 

 

 

2 thoughts on “Muffins de Fubá Simples

Leave a Reply

