Appetizers · Baking

Pão de queijo

Cheese rool17

Olá pessoal,

Se vocês pesquisarem na internet “pão de queijo”irá aparecer milhares de receitas. Eu sei porque fiz isso várias vezes, hahaha. Aí fica difícil saber qual seria a receita ideal. Qual das receita seria daquele pãzinho de queijo macio e delicioso. Muito difícil né? Qual tipo de polvilho usar? Doce ou azedo?

Minha mãe, sempre faz pão de queijo caseiro, e ela só usa polvilho azedo. E me lembro bem, como os pães de queijo eram divinos!!!! Mas agora, como eu estou aqui nos EUA, fica imposível fazer pão de queijo, usando polvilho azedo, pois não existe este tipo de polvilho nos supermecados daqui. MAS, a gente encontra o “tapioca flour”que seria equivalente ao polvilho doce, ou bem parecido. Por isso, pesquisei várias receitas de pão de queijo com polvilho doce.

Fiz algumas, e detestei todas. Isso porque nem estou falando do queijo. Na minha opinião, o melhor e tradicional queijo, para pão de queijo, é o queijo minas meia cura. Outro ingrediente que não encontramos nos supermercados daqui.

Então, eu só fazia pão de queijo, quando eu ia até um supermercado brasileiro e comprava o polvilho azedo e o queijo minas meia cura.

Ai, várias pessoas me perguntavam como fazia o tal pão de queijo. E que as receitas que elas achavam online, e que testavam, não eram nem de perto, igual a minha. Ai eu tinha que falar do polvilho e do queijo, que so encontramos nos supermercados brasileiros, blá blá blá 😛

Mas eu fiquei pensando em fazer um pão de queijo, com os ingredientes encontrados em qualquer supermercado americanos e ficar 100% macio e delicioso. Assim todos poderiam fazer. Mesmo porque tem muuuuitos brasilieros por aqui, mas as vezes os supermercados brasilieros não são tão perto de onde moramos. E dai, como fica aquela vontade de comer o pão de queijo???

Enfim, muitas receitas por ai, não escaldam o polvilho, ou usam somente queijo parmesão, ou queijo muçarela. Mas eu acho que o resultado final, não fica parecido com o pão de quejo tradicional brasileiro. Então, aqui vai minha receita pra vocês, deste pão de queijo que ficou maravilhoso. Façam sem medo. Ah os pães de queijo podem ser congelado. Assim quando bater aquela vontade de comer um pão de queijo quentinho com café, é so assar e passar o cafezinho :-). Veja o passo à passo da receita!

*Se você fizer esta receita, não se esqueçam de me deixar um comentário, dizendo como os pães de queijo ficaram. Ou podem deixar o comentário no Instagram, ok?

Beijos `a todos!!!

Ingredientes:

2 xícaras de polvilho doce. **Para quem está nos EUA, usar tapioca starch, ou tapioca flour. (Eu usei da marca Bob’s Red Mill, finely ground tapioca flour)

1/3 xícara/3oz (90 ml) leite

1/4 xícara/ 2oz (30 ml) água

1/3 xícara/ 3oz (90 ml) óleo de canola ou óleo vegetal

3/4 colher de chá de sal

1 ovo

1/2 xícara de queijo Asiago ralado. **Para quem está no Brasil, usar o queijo minas meia cura

1/2 xícara de queijo parmesão ralado

Preparo:

  • Pré aqueça o forno a 180oC (350F).
  • Em uma tigela grande, colocar a tapioca starch ou o polvilho doce. Reserve.

cheese roll1

  • Coloque em uma panela o leite, água, óleo e sal e leve ao fogo médio. Quando levantar fervura, retire a panela do fogo.

cheese roll2

  • Adicione o líquido lentamente sobre a tapioca starch, ou polvilho doce. Este processo é bem importante e é conhecido como “escaldar o polvilho”. Vai fazer com que os pães de queijo não fiquem com aspecto “cascudo”.

Cheese roll3

  • Misture bem com uma colher de pau. Vai ficar uma massa meio elástica.
  • Deixe esfriar por 5 minutos.
  • Bata o ovo levemente com um garfo e adicione à massa.

Cheese roll6

  • Misture muito bem com a colher de pau. Esta parte eu prefiro misturar à mão. Mesmo sendo uma massa elástica e meio mole, misturando com as mãos, faz com que os pãeszinhos fiquem super macios e crescam basante.

cheese roll7

  • Adicione os queijos e misture bem com as mãos. Para que os queijos se incorporem bem à massa.

cheese roll8

cheese roll10

  • Como fica uma massa mais mole, vc pode colocar colheradas (eu usei um cookie scoop) da massa numa assadeira untada com manteiga ou óleo.

cheese roll11

cheesse roll12

cheese roll12

  • Ou você pode untar as mão com manteiga e fazer bolinhas, para que os pães de queijo fiquem com um aspecto lisinho.

cheese roll13

  • Leve para assar por 18-20 minutos ou até ficarem levemente dourados.

cheese roll14

** Para congelar: forre uma forma com papel alumínio, coloque as bolinhas de pão de queijo e leve ao freezer, por pelo menos 4 horas ou de um dia para o outro. Retire do freezer e guarde os pãezinhos em um saquinho zip para freezer. Eles duram até 3 meses no freezer. Aí quando der aquela vontade de comer pão de queijo, é so assar.

cheese roll16

** Não esqueça de fazer um cafezinho 🙂 !!!

cheese roll19

  • Você pode passar requeijão ou cream cheese!!!

cheese roll20 (2)

** Deixem seus comentários ou compartilhem comigo, as fotos no Instagram…Ficarei feliz em ver seus pãezinhos de queijo 🙂

Pão de queijo com polvilho doce

  • Servings: 28-30 pãezinhos
  • Time: 40 minutos
  • Difficulty: fácil
  • Print

cheese roll19

 

 

 

Ingredientes:

2 xícaras de polvilho doce. **Para quem está nos EUA, usar tapioca starch, ou tapioca flour. (Eu usei da marca Bob’s Red Mill, finely ground tapioca flour)

1/3 xícara/3oz (90 ml) leite

1/4 xícara/ 2oz (30 ml) água

1/3 xícara/ 3oz (90 ml) óleo de canola ou óleo vegetal

3/4 colher de chá de sal

1 ovo

1/2 xícara de queijo Asiago ralado. **Para quem está no Brasil, usar o queijo minas meia cura

1/2 xícara de queijo parmesão ralado

Preparo:

  • Pré aqueça o forno a 180oC (350F).
  • Em uma tigela grande, colocar a tapioca starch ou o polvilho doce. Reserve.
  • Coloque em uma panela o leite, água, óleo e sal e leve ao fogo médio. Quando levantar fervura, retire a panela do fogo.
  • Adicione o líquido lentamente sobre a tapioca starch, ou polvilho doce. Este processo é bem importante e é conhecido como “escaldar o polvilho”. Vai fazer com que os pães de queijo não fiquem com aspecto “cascudo”.
  • Misture bem com uma colher de pau. Vai ficar uma massa meio elástica.
  • Deixe esfriar por 5 minutos.
  • Bata o ovo levemente com um garfo e adicione à massa.
  • Misture muito bem com a colher de pau. Esta parte eu prefiro misturar à mão. Mesmo sendo uma massa elástica e meio mole, misturando com as mãos, faz com que os pãeszinhos fiquem super macios e crescam basante.
  • Adicione os queijos e misture bem com as mãos. Para que os queijos se incorporem bem à massa.
  • Como fica uma massa mais mole, vc pode colocar colheradas da massa numa assadeira untada com manteiga.
  • Ou untar as mão com manteiga e fazer bolinhas, para que os pães de queijo fiquem com um aspecto lisinho. Veja fotos no blog.
  • Leve para assar por 18-20 minutos ou até ficarem levemente dourados.** Para congelar: forre uma forma com papel alumínio, coloque as bolinhas de pão de queijo e leve ao freezer, por pelo menos 4 horas ou de um dia para o outro. Retire do freezer e guarde os pãezinhos em um saquinho zip para freezer. Eles duram até 3 meses no freezer. Aí quando der aquela vontade de comer pão de queijo, é so assar.
  • ** Não esqueça de fazer um cafezinho 🙂 !!!

https://wordpress.com/post/fabirecipes.wordpress.com/1302

 

**Click para salvar esta receita:

Pao de quejo com polvilho doce

2 thoughts on “Pão de queijo

Leave a Reply

